Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juiz adotará novo procedimento para facilitar trâmite processual

    há 11 anos

    O juiz Cid Peixoto do Amaral Netto, titular da 3ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza, adotará procedimento inovador para facilitar o trâmite processual. A medida, denominada de audiência de providências, registrará os motivos que levam alguns processos a demorarem mais tempo que o necessário para serem finalizados.

    As partes e os advogados serão notificados para comparecem à audiência. Na oportunidade, o magistrado verificará porque as providências necessárias à prestação jurisdicional imediata não estão sendo adotadas. Será avaliado se a falha resulta de alguma omissão dos próprios interessados na ação.

    O contato direto com o juiz é registrado sob termo oferece segurança às partes, bem como é o momento adequado para as postulações urgentes, disse. A segurança se estenderá aos juízes, pois ficará documentado que demoras nos processos não ocorrem exclusivamente por conta dos magistrados.

    O procedimento também evitará a extinção de processos decorrentes de omissões das partes. Entre as falhas mais comuns estão o fornecimento de endereço incorreto, falta da indicação de bens para penhora e descumprimento de determinações judiciais.

    O magistrado afirmou que a iniciativa é inédita no Judiciário nacional. Por conta disso, a ideia foi inscrita na décima edição do Prêmio Innovare, que seleciona novas práticas para a modernização da Justiça brasileira. A primeira audiência ocorrerá em junho deste ano.

    • Publicações12454
    • Seguidores181
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-adotara-novo-procedimento-para-facilitar-tramite-processual/100481571

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)