Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Artesanato produzido por egressos do sistema carcerário ganha exposição no Shopping Del Paseo

    há 11 anos

    Há mais 1 foto (s) para esta notícia. Clique aqui para acessá-lasUma mostra para exposição e venda de peças artesanais produzidas por ex-detentos e familiares foi aberta nessa quinta-feira (25/04), no Shopping Del Paseo, no bairro Aldeota, em Fortaleza. As criações foram elaboradas por participantes do projeto Fábrica Escola - Teoria e Prática para a vida, supervisionados por artesãos da Associação Mãos que criam.

    Para a juíza Luciana Teixeira de Souza, titular da 2ª Vara de Execução Penal e uma das idealizadoras do projeto, a exposição é uma forma de quebrar preconceitos e mostrar que a ressocialização é possível. Eles [os egressos] passam a ser valorizados, reconhecidos pelo seu trabalho e começam a se sentir parte da sociedade, afirma.

    Essa mudança já é sentida pelos participantes, como Flávio Bezerra de Oliveira, de 25 anos. Ele demonstrou satisfação com o resultado do trabalho e com a recepção do público. A gente sente orgulho quando vê uma pessoa elogiando a peça, fica muito feliz mesmo, disse. As peças, que incluem bijuterias, bordados e objetos decorativos, utilizam materiais reciclados, como garrafas PET, latas de leite, potes de vidro, entre outros.

    O superintendente do Shopping Del Paseo, Eizon Távora Said, afirma que a mostra foi bem recebida pelos clientes e lojistas, tanto pela qualidade dos trabalhos quanto pela relevância social do projeto. O público percebe que, por trás de cada peça, há um aspecto social muito importante, que é o de recuperar a dignidade dessas famílias, afirmou.

    SERVIÇO

    A mostra pode ser visitada até o dia 10 de maio, no horário de funcionamento do Shopping Del Paseo, das 10h às 22h.

    PROJETO FÁBRICA ESCOLA

    O projeto Fábrica Escola é resultado da parceria entre Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Universidade Estadual do Ceará (Uece), Associação Cearense de Magistrados (ACM), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Fundação Deusmar Queirós, Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Ceará (OAB-CE) e outras instituições públicas e privadas.

    Inaugurado no dia 3 deste mês, funciona na avenida Dom Manuel, em Fortaleza. No local, são desenvolvidas diversas atividades, como educação básica, capacitação profissional, assistência médica, psicológica e jurídica.

    O juiz titular da 3ª Vara de Execução Penal e corregedor de presídios, Cézar Belmino Barbosa Evangelista, ressalta que a mobilização de diversas instituições em torno do projeto mostra que a sociedade está sensível ao problema da ressocialização. A sociedade, que vive tão assustada com a violência, está percebendo que é preciso se unir para mudar esse quadro.

    A supervisora do Núcleo Especializado em Execução Penal da Defensoria Pública (Nudep), Aline Miranda, enfatiza a participação do empresariado. A iniciativa privada, que durante muito tempo ficou distante desse problema [da reinserção social dos egressos do sistema carcerário], está mostrando que abraçou a causa, e isso tem um significado muito grande.

    O superintendente da Fundação Deusmar Queiroz, Vicente de Paulo Pereira, considera que o envolvimento dos apenados e familiares nas atividades já demonstra o sucesso do projeto. Estão todos muito motivados. Essa exposição é uma forma de valorizar o trabalho que eles vêm realizando, além de uma oportunidade de exercício da cidadania.

    • Publicações12454
    • Seguidores180
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações36
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/artesanato-produzido-por-egressos-do-sistema-carcerario-ganha-exposicao-no-shopping-del-paseo/100481792

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)