Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJCE firma convênio com TRT e TRF sobre gestão de listas para pagamento de precatórios -

    há 13 anos

    O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará - 7ª Região (TRT-7) e o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) firmaram convênio em que optaram pela gestão individual de sua respectiva lista de precatórios. O entendimento está de acordo com a redação atual da Resolução nº 115/2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conforme determinou Emenda Constitucional nº 62/2009, que regulou o regime especial de pagamentos de precatórios pelos municípios, estados e Distrito Federal.

    O termo foi assinado, no dia 21 deste mês, pelos presidentes do TJCE, TRF-5 e TRT-7, os desembargadores José Arísio Lopes da Costa, Cláudio Soares Pires e Paulo Roberto de Oliveira Lima, respectivamente, e publicado nessa terça-feira (26/07), no Diário da Justiça Eletrônico. A opção feita pelos Tribunais levou em consideração “a necessidade de se garantir o controle social e cronológico das listas de inscrição dos precatórios e, assim, racionalizar sua observância e pagamento”.

    Com a assinatura do acordo, caberá ao Comitê Gestor, composto por um juiz representante de cada um dos Tribunais envolvidos, promover e assegurar a divisão e repasse dos recursos depositados nas chamadas contas especiais. Será observada, por ocasião da divisão dos saldos das contas, a proporcionalidade do repasse face o montante da dívida mantida pelo ente público devedor perante cada Tribunal.

    O QUE É PRECATÓRIO

    É a requisição de pagamento de valores a que for condenada a Fazenda Pública das três esferas da administração (municipal, estadual ou Federal), relativa a débito, cujo valor individualizado por beneficiário seja superior a 60 salários mínimos. A dívida deve ser incluída no orçamento das entidades de Direito público, para pagamento ao longo do exercício seguinte.

    Esta notícia foi acessada 00006 vez (es).

    • Publicações12454
    • Seguidores181
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjce-firma-convenio-com-trt-e-trf-sobre-gestao-de-listas-para-pagamento-de-precatorios/2786805

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)