Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juiz regulamenta participação de crianças em eventos esportivos nos estádios da Capital

    há 8 anos

    Foram regulamentadas a entrada e permanência de crianças e adolescentes em estádios da Capital nos dias de jogos, bem como a participação deles em atividades promocionais de eventos esportivos, e ainda a venda de bebidas alcoólicas. A determinação é do juiz Pedro de Araújo Bezerra, coordenador das Varas da Infância e da Juventude de Fortaleza, e consta na Portaria nº 11/2016, publicada no Diário da Justiça dessa quarta-feira (10/08).

    De acordo com a Portaria, a entrada de menores de 18 anos nos dias de jogo, sem a presença de ao menos um dos pais ou responsável legal, obedece a alguns critérios. O menor de 16 anos incompletos só pode ingressar no estádio acompanhado de pessoa maior de 18 anos, mediante autorização escrita do responsável que o acompanha. Além disso, o jovem que tem a partir de 16 anos completos pode ingressar no estádio desacompanhado, independentemente de qualquer autorização, desde que leve documentação com foto (RG, passaporte, carteira de trabalho).

    Já a participação de crianças e adolescentes em atividades promocionais dos evento esportivos nos estádios é permitida a partir de cinco anos para as funções de “acompanhamento de jogadores”, “porta-bandeiras”, “amigo do mascote” ou atividades semelhantes voltadas à valorização do evento. No entanto, para participar como “gandula”, é necessária idade mínima de 12 anos.

    Para essas participações, a empresa organizadora do evento precisa disponibilizar (durante sua realização e para qualquer fiscalização) de autorização escrita dos pais ou responsável legal, contendo dois documentos. São eles: cópia simples do documento de identificação da criança ou adolescente (RG, certidão de nascimento, passaporte) e cópia simples do documento de identificação do subscritor da autorização (RG, passaporte ou documento de identificação do país de origem).

    VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

    Sobre a venda de bebidas alcoólicas nos estádios, a portaria ressalta que a prática é terminantemente proibida a menores de 18 anos. Em caso de dúvida, o vendedor deve exigir documentos de identificação do comprador, sob pena das medidas cíveis e criminais cabíveis.

    Ainda segundo a portaria, fica vedada, aos estabelecimentos, a retenção dos originais dos documentos, sendo facultada a extração de cópias para arquivo. Por fim, o texto lembra que impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, membro do Conselho Tutelar ou representante do Ministério Público, no exercício de suas funções de fiscalização do cumprimento das normas de proteção à criança ou adolescente (que constam na Portaria), constitui o crime tipificado no artigo 236 do Estatuto da Criança e do Adolescente, com pena de detenção que varia de seis meses a dois anos.

    • Publicações12454
    • Seguidores181
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações144
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-regulamenta-participacao-de-criancas-em-eventos-esportivos-nos-estadios-da-capital/372583247

    Informações relacionadas

    Artigoshá 4 anos

    O pedido contraposto e a reconvenção nos juizados especiais cíveis.

    Doutor Multas, Bacharel em Direito
    Artigoshá 6 anos

    Comprou um carro com multas? Saiba o que fazer

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais
    Notíciashá 10 anos

    Justiça define regras para participação de jovens em eventos esportivos

    Nota Dez
    Notíciashá 12 anos

    Outros - Sociedade apoia multa por descumprimento de classificação indicativa

    Tribunal de Justiça de Santa Catarina
    Jurisprudênciaano passado

    Tribunal de Justiça de Santa Catarina TJ-SC - Agravo de Instrumento: AI XXXXX-75.2022.8.24.0000

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)