Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Feira no Fórum de Fortaleza mostra ressocialização de apenados do projeto Fábrica Escola

    há 8 anos

    Por trás da feira mensal de artesanato que ocorre no Fórum Clóvis Beviláqua até a próxima sexta-feira (26/08), das 8h às 17h, há mais do que belos produtos à venda. Ali há todo um trabalho de ressocialização de apenados e egressos do sistema carcerário, que são os próprios artesãos. Trata-se do projeto Fábrica Escola que, desde abril de 2013, quando entrou em funcionamento, já beneficiou mais de 150 reeducandos.

    “Eles se orgulham pelo fato dos produtos que fazem estarem sendo exibidos no Fórum. A grande motivação é saberem que os juízes estão tendo conhecimento de que, no projeto, eles estão se ressocializando, aprendendo um ofício capaz de torná-los empreendedores no futuro, gerando emprego e renda para comunidade e melhorando a qualidade de vida das famílias”, observa o diretor-executivo do Fábrica Escola, Vicente Pereira.

    O trabalho se estende à família dos apenados, que participam de oficinas de capacitação profissional e acompanhamento psicossocial. É o caso da vendedora Vânia Vitoriano, filha de um dos assistidos. No início de 2015, quando foi participar de um dos cursos, ela foi convidada para trabalhar como vendedora das peças. “Eu gosto muito do projeto, pois convivo com os reeducandos diariamente e também por conta do meu pai. Acredito que o Fábrica Escola está ajudando-o bastante, tanto no modo de pensar e agir como preparando para o mercado de trabalho”, conta.

    Idealizado pelos juízes Luciana Teixeira e Cézar Belmino, titulares da 2ª e 3ª Varas de Execução Penal de Fortaleza, o Fábrica Escola é fruto de parceria entre Poder Judiciário, por meio das Varas de Execução Penal, Ministério Público, Defensoria Pública, Universidade Estadual do Ceará (Uece), Associação Cearense de Magistrados (ACM), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Fundação Deusmar Queirós, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB/CE), Sesc e outras instituições públicas e privadas.

    SERVIÇO
    Feira mensal de artesanato do projeto Fábrica Escola
    Local: pátio central do Fórum Clóvis Beviláqua
    Período: de 23 a 26 de agosto
    Horário: 8h às 17h
    Peças: bolsas de palha, vassouras feitas de garrafa pet, cabaças modeladas, brinquedos de tecido etc.
    Informações: 3244.2101 / 3253.7398

    • Publicações12454
    • Seguidores180
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/feira-no-forum-de-fortaleza-mostra-ressocializacao-de-apenados-do-projeto-fabrica-escola/376326742

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)