Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Corregedoria Geral realizará ações para emissão de certidões de nascimento

    há 8 anos

    A Corregedoria Geral da Justiça do Ceará visitará, a partir do dia 3 de setembro, seis escolas públicas de Fortaleza visando a emissão de certidões de nascimento. O objetivo é regularizar a situação de crianças até 12 anos que ainda não possuem o registro civil. A iniciativa consta na Portaria nº 31/2016, publicada no Diário da Justiça desta terça-feira (23/08).

    Segundo o coordenador do projeto no Estado, o juiz auxiliar da Corregedoria, Demetrio Saker Neto, a ideia de promover as ações surgiu devido aos dados do último Censo de 2010, que informou existirem no Ceará cerca de 9 mil crianças sem o respectivo registro. “Precisamos diminuir esse número e proporcionar a essas crianças o acesso às certidões de nascimento”, declarou.

    Para o corregedor-geral da Justiça do Ceará, desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva, as ações são de extrema importância, uma vez que o registro de nascimento é o primeiro ato civil de qualquer pessoa, “conferindo identidade ao cidadão e permitindo seu relacionamento formal com o Estado”.

    A emissão de certidões de nascimento faz parte do Programa de Erradicação do Sub-Registro Civil, idealizado pela Corregedoria Nacional de Justiça. As ações contarão com a parceria dos cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais da Capital, que estarão presentes nas escolas, e da Secretaria de Educação de Fortaleza.


    CRONOGRAMA DAS AÇÕES

    Data Escola
    03/09/2016 Escola Municipal Thomaz Pompeu Sobrinho
    Endereço: Rua José Meneleu, 531 – Itaperi
    10/09/2016 Escola Municipal Dois de Dezembro
    Endereço: Rua Araquem, 860 (esquina c/ Fco Sá) – Barra do Ceará
    17/09/2016 Escola Santos Dumont
    Endereço: Rua Geraldo Barbosa, 240 – Bom Jardim
    24/09/2016 CEI Edith Braga
    Endereço: Rua Capitão Vasconcelos, 1061 – Aerolândia
    08/10/2016 Escola Municipal Antônio Sales
    Endereço: Rua Tavares Iracema, 675 – Rodolfo Teófilo
    15/10/2016 Escola Municipal Professor Francisco de Melo Jaborandi
    Endereço: Av. Contorno Norte, 198 – Conjunto São Cristovão
    • Publicações12454
    • Seguidores181
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/corregedoria-geral-realizara-acoes-para-emissao-de-certidoes-de-nascimento/376328002

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)