Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Incentivo à mediação e conciliação é tema do “Judiciário em Evidência” desta semana

    há 8 anos

    O “Judiciário em Evidência” desta semana traz como tema a política de incentivo aos métodos consensuais de solução de conflitos. Quem fala sobre o assunto é o juiz Hildebrando da Costa Marques, presidente do Fórum Nacional da Mediação e Conciliação (Fonamec).

    O magistrado explica os principais pontos da política judiciária de tratamento de conflitos e ressalta como o novo Código de Processo Civil estimula essa cultura. O presidente do Fonamec também fala sobre o Cadastro Nacional de Mediadores e Conciliadores, disponibilizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Uma das vantagens da ferramenta é a possibilidade de avaliação, pelas partes, da qualidade do serviço prestado.

    Hildebrando Marques mostra ainda como funciona o sistema de mediação digital, que permite às partes participarem de audiências e resolverem seus conflitos sem sair de casa. Segundo o juiz, as pessoas estão procurando cada vez mais as formas consensuais de solução de conflitos por considerarem ser a melhor opção.

    O programa também traz reportagem sobre o mutirão em escolas públicas para emissão de certidões de nascimento de crianças que ainda não possuem o documento. A mobilização é promovida pelo TJCE, por meio da Corregedoria Geral da Justiça do Ceará, e ocorre até 22 de outubro.

    Veja ainda o que é necessário para solicitar na Justiça a alteração do nome de nascimento. Constrangimento, adoção e ameaça são alguns dos motivos que justificam a mudança. O pedido de alteração, porém, só corre em casos excepcionais. O objetivo é evitar fraudes.

    Confira também matéria sobre o programa “Justiça e Cidadania”, que leva alunos do ensino fundamental, médio e superior para conhecer o funcionamento do Judiciário. A iniciativa inclui palestras de magistrados em escolas públicas.

    Outro destaque desta edição é a implantação de sistema que vai aperfeiçoar os processos de execução penal e as informações relacionadas ao sistema carcerário. O projeto piloto teve início em setembro na 4ª Vara Criminal de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. Os servidores da unidade receberam capacitação para trabalhar com a ferramenta, denominada Sistema Eletrônico de Execução Unificado.

    Tem ainda matéria sobre a emissão de certidões negativas cíveis e criminais no Tribunal de Justiça do Ceará. O cidadão que precisar do serviço agora conta com atendimento especializado.

    O programa será exibido neste sábado (17/09), às 18h30, na TV Assembleia; no domingo (18/09), às 12h15, na TV O Povo; e na segunda-feira (19/09), às 14h30, na TV Fortaleza.

    CANAIS
    TV Assembleia – canal 30 aberto e Multiplay
    TV O Povo – canais 48 aberto e 23 da Multiplay
    TV Fortaleza – canais 6 da Multiplay e 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).

    O programa também fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.

    • Publicações12454
    • Seguidores181
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações46
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/incentivo-a-mediacao-e-conciliacao-e-tema-do-judiciario-em-evidencia-desta-semana/384762010

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)