Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Programa de TV fala sobre propostas de alteração das custas judiciais

    há 8 anos

    As custas judiciais, que são a soma das despesas decorrentes da tramitação de um processo, estão passando por mudanças para promover uma maior eficiência do trabalho da Justiça. Esse é o assunto da entrevista do “Judiciário em Evidência” desta semana, que tem como convidado o secretário de Finanças do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Alex Araújo.

    Segundo o secretário, está em tramitação um projeto de lei que atualiza os valores das custas processuais. O principal objetivo é adequar as taxas cobradas à realidade do TJCE e à media dos outros tribunais de médio porte do País.

    Pela proposta apresentada, o limite máximo de cobrança passa a ser em torno de R$ 18 mil, pago apenas em processos cujo valor da causa seja superior a um milhão de reais. Alex Araújo também salienta que o pagamento é obrigatório para que seja iniciado o processo. Em caso de recurso, a parte que recorrer será encarregada de pagar a taxa.
    No entanto, de acordo com o secretário, as alterações vão interferir em apenas 25% das ações em tramitação no Judiciário cearense, já que 75% das demandas são beneficiadas pela isenção da cobrança. “Hoje nós temos uma parte expressiva dos processos que se utilizam desse benefício justo, que é a gratuidade”, ressalta.

    O entrevistado também explica que os recursos arrecadados com as custas judiciais compõem o Fundo Estadual de Reconstrução e Modernização do Poder Judiciário (Fermoju), que só pode ser utilizado para o custeio e investimento do TJCE. “É essencial para a manutenção do Tribunal, já que mais de 50% dos recursos de manutenção são bancados por esse fundo”, destaca.

    O programa desta semana também traz reportagem sobre curso de formação de magistrados, promovido pela Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). A capacitação, voltada para juízes aprovados no último concurso público, é obrigatória para a conclusão do estágio probatório e a obtenção da vitaliciedade.

    Outro destaque é o convênio firmado entre o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação (Nupemec), e o Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica). A parceria visa ampliar as atividades de mediação e conciliação na região.

    Tem ainda matéria sobre o dia de lazer promovido pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai). A atividade beneficiou 130 crianças e adolescentes em situação de acolhimento. E na segunda reportagem da série sobre qualidade de vida no trabalho, vamos mostrar as ações promovidas pela Divisão de Saúde do Fórum Clóvis Beviláqua.

    O “Judiciário em Evidência” será exibido neste sábado (22/10), às 18h30, na TV Assembleia; no domingo (23/10), às 12h15, na TV O Povo; e na segunda-feira (24/10), às 14h30, na TV Fortaleza.

    CANAIS
    TV Assembleia – canal 30 aberto e Multiplay
    TV O Povo – canais 48 aberto e 23 da Multiplay
    TV Fortaleza – canais 6 da Multiplay e 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).


    O programa também fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.

    • Publicações12454
    • Seguidores180
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/programa-de-tv-fala-sobre-propostas-de-alteracao-das-custas-judiciais/397344669

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)