Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Reeducanda do projeto Fábrica Escola apresenta monografia nesta terça-feira

    há 7 anos

    “Feliz e realizada”. Assim se expressou uma reeducanda do projeto Fábrica Escola, que irá apresentar nesta terça-feira (06/12) sua monografia sobre “A relação da Biopolítica em Michel Foucault”. A apresentação acontece na sala de aula da Fábrica, localizada no bairro Centro, na Capital.

    Para a reeducanda, estudante do curso de filosofia, o momento é de alegria. “Eu tive muita dificuldade ao longo desses anos para conseguir chegar até aqui. Tive de interromper meus estudos, mas graças a Deus deu tudo certo. É um momento mágico e de muita alegria. Uma nova vida começa”, externou. Ela cumpre pena em regime semiaberto, com aplicação de tornozeleira eletrônica.

    Segundo a juíza Luciana Texeira de Souza, uma das idealizadoras do projeto, esse momento é motivador para dar continuidade aos trabalhos realizados. “Isso nos mostra o quanto ainda podemos dar continuidade aos trabalhos dessa natureza, pois dá às pessoas oportunidades de reconstruir suas histórias e dar outro rumo em suas vidas”, disse a magistrada, que é titular da 2ª Vara de Execução Penal de Fortaleza.

    Ela também destacou que, mesmo com essas oportunidades, o reeducando continua cumprindo sua pena, mas, paralelo a isso, tem a possibilidade de recuperação. “É um exemplo para nós, para continuarmos nessa luta. E um exemplo pra eles, para acreditarem que é possível, mesmo diante das dificuldades”, explicou a magistrada, que atualmente auxilia a Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Ceara (TJCE).

    Desde o início do projeto, em abril de 2013, o Fábrica Escola já beneficiou 156 reeducandos. Atualmente, 30 participam das atividades oferecidas, como artesanato, serigrafia, costura, fabricação de utensílios, culinária e serviços gerais. Além disso, os participantes podem ser encaminhados a oportunidades de trabalho em instituições parceiras.

    O reeducando conta ainda com acompanhamento psicossocial, pedagógico e jurídico, e participa de cultos ecumênicos. Por meio de convênios com o Serviço Social do Comércio (Sesc), recebe educação formal (Ensino Fundamental) no local e atendimento oftalmológico e odontológico externo.

    O projeto é fruto de parceria entre Poder Judiciário, por meio das Varas de Execução Penal, Ministério Público, Defensoria Pública, Universidade Estadual do Ceará (Uece), Associação Cearense de Magistrados (ACM), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Fundação Deusmar Queirós, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB/CE), Sesc e outras instituições públicas e privadas.

    SERVIÇO

    O Fábrica Escola tem sede na avenida Dom Manuel, nº 738, no Centro de Fortaleza. No local, há uma loja com artesanato produzido pelos beneficiados. Outra loja funciona na avenida da Abolição, nº 2433. Mais informações pelo telefone 3253.7398

    • Publicações12454
    • Seguidores180
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reeducanda-do-projeto-fabrica-escola-apresenta-monografia-nesta-terca-feira/412275128

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)