Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJCE recebe exposição de produtos artesanais feitos por adolescentes acolhidos

    há 7 anos

    Prossegue no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), até esta quinta-feira (08/12), exposição de produtos artesanais feitos por crianças e jovens que têm deficiência intelectual, além de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Eles são acolhidos, respectivamente, no Abrigo Desembargador Olívio Câmara (Adoc) e Centro de Semiliberdade Martir Francisca.

    A mostra teve início nessa segunda-feira (05), no 1º andar do Tribunal, das 8h30 às 17h. Estão sendo expostos quadros de pinturas e texturas, garrafas decoradas, peças de cristais de acrílico, guirlandas, caixas de madeira MDF, sacolas com serigrafia, peças de decoração, bijuterias, além de outros artigos produzidos manualmente.

    Para a professora de Educação Especializada do Adoc, Delania Costa, o espaço cedido pelo Tribunal, por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ), é muito importante porque serve para exibir e valorizar as atividades artesanais realizadas pelos acolhidos. Ela informou que a instituição abriga atualmente 88 pessoas entre crianças e adultos.

    “A exposição serve para mostrar o quanto eles possuem capacidade e habilidades dentro dos seus limites. É uma oportunidade muito boa. Sem falar que a metade do dinheiro da venda dos produtos retornam para eles em forma de lazer. Promovemos festas, passeios e comemorações. Tudo para eles se divertirem e se sentirem melhor”, explicou a pedagoga, ao afirmar que a outra metade da quantia é destinada para repor os materiais utilizados.

    O coordenador do Centro de Semiliberdade Martir Francisca, Eliano Gomes, disse que é difícil encontrar espaços adequados para exibir as obras de arte. “Iniciativas como estas são muito importantes para os meninos porque eles veem o seu trabalho valorizado e ainda são recompensados financeiramente com o que produzem”.

    Também reconheceu que “o Judiciário está dando um destaque positivo para esses meninos, pois geralmente só é repassado pela mídia o lado negativo do que acontece nesses locais. Mas existem muitos jovens com talentos e que só precisam de uma boa oportunidade para descobrirem até mesmo novas profissões e saírem capacitados do Centro”. Ele acrescentou que 43 adolescentes estão envolvidos com as atividades.

    Eliano Gomes acrescentou que, além da oficina “Arte e Textura”, onde os adolescentes aprendem e desenvolvem talentos para a pintura de quadros, existem ainda outras capacitações como de serigrafia e informática.

    Um dos adolescentes que está com suas obras expostas revelou que é muito gratificante ver as pessoas admirando o seu trabalho. “Quando termino de pintar um quadro e vejo o que fiz, fico maravilhado com o resultado. Sempre gostei de pintar, mas na oficina eu estou aperfeiçoando o meu dom”, disse.

    A exposição faz parte de uma parceria com a CIJ, que tem à frente a desembargadora Maria Vilauba Fausto Lopes. As instituições citadas são mantidas pelo Governo do Estado, mas também recebem doações.

    PARA DOAR
    Abrigo Desembargador Olívio Câmara – recebe doações de material reciclável, tintas etc. Endereço: Travessa Costa Rica, s/n, bairro Antônio Bezerra. Fone: 3235.5055.

    Centro de Semiliberdade Mártir Francisca – recebe doações de tintas, roupas, sapatos etc. Endereço: Rua Euclides Onofre de Sousa, nº 1505, bairro Sapiranga. Fone: 3101.4635.

    • Publicações12454
    • Seguidores181
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjce-recebe-exposicao-de-produtos-artesanais-feitos-por-adolescentes-acolhidos/412662155

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)