Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comerciante deve pagar multa por permitir trabalho de adolescentes em bar

    há 11 anos

    A 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) condenou o comerciante P.O.S. a pagar multa por permitir que dois adolescentes trabalhassem em seu estabelecimento. A decisão, proferida nesta quarta-feira (28/11), teve como relatora a desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda.

    Segundo os autos, fiscais do Juizado da Infância e da Juventude de Caucaia flagraram os menores L.L.M.L. e C.K.N.S. servindo mesas e atendendo os clientes. A autuação ocorreu na madrugada de 19 dezembro de 2010, em bar no bairro Nova Metrópole.

    O Ministério Público do Ceará (MP/CE) abriu procedimento para apurar possível infração às normas de proteção à criança e ao adolescente. Em depoimento, P.O.S. admitiu que os jovens estavam entregando espetinhos no bar, mas que tal fato não configurava trabalho infantil.

    Disse que um dos adolescentes era seu sobrinho, e que o outro era amigo da família. Alegou ainda que os dois iam ao estabelecimento somente algumas vezes para assistir a jogos de futebol, e que eventualmente prestavam ajuda.

    Em julho de 2011, a juíza Elizabete Silva Pinheiro concluiu ter havido violação ao artigo 67 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que proíbe trabalho noturno (aquele realizado entre as 22h de um dia e as 5h do dia seguinte). P.O.S. foi condenado a pagar multa de três salários mínimos, a ser revertida ao fundo gerido pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caucaia.

    Inconformado, o comerciante interpôs apelação (0034545-13.2010.8.06.0064) no TJCE. Solicitou o fim da multa ou o parcelamento do valor. Ao analisar o caso, a 6ª Câmara Cível entendeu que os adolescentes foram expostos a situações consideradas inapropriadas para a idade. Segundo a relatora, eles estavam executando atividades laborais em horário noturno e em local perigoso e prejudicial ao desenvolvimento físico e intelectual. O órgão julgador manteve a multa, mas permitiu o parcelamento em prestações iguais, mensais e sucessivas.

    Esta notícia foi acessada 00008 vez (es).

    • Publicações12454
    • Seguidores181
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações62
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comerciante-deve-pagar-multa-por-permitir-trabalho-de-adolescentes-em-bar/100211410

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)