Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cartórios registram 662 reconhecimentos voluntários de paternidade em Fortaleza

    há 9 anos




    No primeiro semestre de 2015, os dez cartórios de registro civil de Fortaleza contabilizaram 662 reconhecimentos voluntários de paternidade. O ato foi disciplinado pela Corregedoria da Justiça do Ceará em dezembro de 2013, através do Provimento nº 15.


    “Ter o nome do pai na certidão de nascimento é um direito básico de todo cidadão. Se esse nome vier de maneira voluntária irá expressar a livre vontade do pai de reconhecer o filho”, declara o corregedor-geral da Justiça, desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva.


    Aos 29 anos, V.R.N. conhece bem esse sentimento. Recebeu a notícia de que seria pai logo após o carnaval de 2009. “Quando soube que a mulher que eu ficava, que nem era minha namorada, estava grávida, entrei em desespero. Não estava preparado para ser pai”, recorda.


    A criança nasceu e, depois de um ano, os avós tomaram a iniciativa de fazerem o exame de DNA. O resultado foi compatível. “A partir daí, me dei conta de aquela criança era mesmo minha. Mas ainda resisti por um tempo. Depois, pensei e vi que, se continuasse resistindo, meu filho iria se tornar mais um número na estatística de milhares de crianças sem o sobrenome do pai na certidão. Fui até o cartório em que meu filho foi registrado e, com a certidão de nascimento dele, reconheci a paternidade”, explica.


    Hoje, V.R.N. vê o filho de quatro anos a cada 15 dias e fala diariamente com a criança pelo telefone. “Quando ele vem me visitar, a gente brinca, conversa, conto historinhas e faço ele sorrir. É muito gratificante ser chamado de pai. Me sinto pleno”, afirmou.


    A mãe da criança, Duda Borges, de 35 anos, diz estar feliz com o reconhecimento. “Era tudo o que queria. Meu filho é o presente que Deus me deu. Me machucava ver que ele não tinha o sobrenome do pai no registro de nascimento. Hoje, agradeço a Deus por tudo ter acontecido de forma espontânea e saber que meu filho carrega não só meu sobrenome, mas o do pai dele também”.


    COMO FAZER
    O reconhecimento espontâneo de paternidade é simples. Basta o pai apresentar documento de identificação com foto e certidão de nascimento do filho, em original ou cópia, no cartório em que ele está registrado.


    O pai também pode entregar uma declaração particular, com o reconhecimento espontâneo de paternidade escrito em qualquer papel ou preencher um formulário (modelo de termo escrito) que é disponibilizado pelo próprio cartório. Caso a pessoa a ser reconhecida seja menor, é necessária a autorização da mãe. No entanto, se for maior de idade, o reconhecimento dependerá da assinatura do filho.


    O reconhecimento voluntário de paternidade ainda pode ser feito por testamento, de acordo com o art. 1610 do Código Civil. O testador pode estipular o reconhecimento de determinada pessoa como seu filho através de ato de última vontade. Mesmo que o testamento seja declarado nulo, a estipulação do reconhecimento não perde a validade.


    Ainda de acordo com o Código Civil, o ato de reconhecer um filho é irrevogável, ou seja, uma vez feito o procedimento de reconhecimento (tanto judicial, quanto administrativo) não há como voltar atrás.
















    • Publicações12454
    • Seguidores181
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações88
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cartorios-registram-662-reconhecimentos-voluntarios-de-paternidade-em-fortaleza/222529466

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)