Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juiz regulamenta participação de crianças em eventos esportivos nos estádios da Capital

    há 8 anos

    Foram regulamentadas a entrada e permanência de crianças e adolescentes em estádios da Capital nos dias de jogos, bem como a participação deles em atividades promocionais de eventos esportivos, e ainda a venda de bebidas alcoólicas. A determinação é do juiz Pedro de Araújo Bezerra, coordenador das Varas da Infância e da Juventude de Fortaleza, e consta na Portaria nº 11/2016, publicada no Diário da Justiça dessa quarta-feira (10/08).

    De acordo com a Portaria, a entrada de menores de 18 anos nos dias de jogo, sem a presença de ao menos um dos pais ou responsável legal, obedece a alguns critérios. O menor de 16 anos incompletos só pode ingressar no estádio acompanhado de pessoa maior de 18 anos, mediante autorização escrita do responsável que o acompanha. Além disso, o jovem que tem a partir de 16 anos completos pode ingressar no estádio desacompanhado, independentemente de qualquer autorização, desde que leve documentação com foto (RG, passaporte, carteira de trabalho).

    Já a participação de crianças e adolescentes em atividades promocionais dos evento esportivos nos estádios é permitida a partir de cinco anos para as funções de “acompanhamento de jogadores”, “porta-bandeiras”, “amigo do mascote” ou atividades semelhantes voltadas à valorização do evento. No entanto, para participar como “gandula”, é necessária idade mínima de 12 anos.

    Para essas participações, a empresa organizadora do evento precisa disponibilizar (durante sua realização e para qualquer fiscalização) de autorização escrita dos pais ou responsável legal, contendo dois documentos. São eles: cópia simples do documento de identificação da criança ou adolescente (RG, certidão de nascimento, passaporte) e cópia simples do documento de identificação do subscritor da autorização (RG, passaporte ou documento de identificação do país de origem).

    VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

    Sobre a venda de bebidas alcoólicas nos estádios, a portaria ressalta que a prática é terminantemente proibida a menores de 18 anos. Em caso de dúvida, o vendedor deve exigir documentos de identificação do comprador, sob pena das medidas cíveis e criminais cabíveis.

    Ainda segundo a portaria, fica vedada, aos estabelecimentos, a retenção dos originais dos documentos, sendo facultada a extração de cópias para arquivo. Por fim, o texto lembra que impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, membro do Conselho Tutelar ou representante do Ministério Público, no exercício de suas funções de fiscalização do cumprimento das normas de proteção à criança ou adolescente (que constam na Portaria), constitui o crime tipificado no artigo 236 do Estatuto da Criança e do Adolescente, com pena de detenção que varia de seis meses a dois anos.

    • Publicações12454
    • Seguidores181
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações147
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-regulamenta-participacao-de-criancas-em-eventos-esportivos-nos-estadios-da-capital/372583247

    Informações relacionadas

    Artigoshá 4 anos

    O pedido contraposto e a reconvenção nos juizados especiais cíveis.

    Doutor Multas, Bacharel em Direito
    Artigoshá 6 anos

    Comprou um carro com multas? Saiba o que fazer

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais
    Notíciashá 10 anos

    Justiça define regras para participação de jovens em eventos esportivos

    Tribunal de Justiça de Santa Catarina
    Jurisprudênciahá 10 meses

    Tribunal de Justiça de Santa Catarina TJ-SC - Apelação: APL XXXXX-78.1998.8.24.0038

    Nota Dez
    Notíciashá 12 anos

    Outros - Sociedade apoia multa por descumprimento de classificação indicativa

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)